sábado, 21 de janeiro de 2023

Retrospectiva 2022 - Assuntos - Parte 1

2022 foi um ano muito intenso para a música sertaneja. Revejam todos os assuntos nos próximos posts

Legenda: A maior festa de peão da América Latina retornou presencial em agosto de 2022. Foto: Reprodução/Internet.

Oi galera!

Finalmente, partiu começar as postagens das nossas amadas “Retrospectivas 2022”. Lembrando que elas são separadas em duas partes, uma sobre os assuntos mais destacados no sertanejo e outra com as dez músicas mais tocadas no Brasil. 

8º - Revelações

A oitava colocação da retrospectiva foi sobre as revelações, pois ao longo do ano, alguns nomes começaram a se destacar, principalmente, na internet.

Nos próximos parágrafos tem uma mini biografia e os sucessos de dois nomes que arrasaram em 2022.

-Ana Castela

Legenda: Registro da primeira apresentação da cantora na Festa de Peão de Barretos. Foto: Reprodução/Internet.

A maior revelação do ano passado foi a cantora Ana Castela. Conforme o site Letras.mus, Ana Flávia Castela nasceu em 2004 no pequeno município de Amambai (MS) e foi criada em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, aproximadamente 500 km da capital, Campo Grande. Ela viveu os primeiros anos de vida com a família em uma fazenda, mas foi na igreja que Ana encontrou sua verdadeira vocação quando começou a cantar no coral.


No começo da pandemia de Covid-19 em 2020, Ana resolveu publicar covers no YouTube e TikTok. Foi um desses vídeos, no qual ela apareceu cantando em cima de um cavalo quando tocava o gado que rendeu a sua primeira oportunidade artística profissional. Um empresário da área agropecuária gostou do vídeo e decidiu investir dinheiro na carreira dela. Dessa aplicação saiu o clipe da música “Boiadeira” em fevereiro de 2021.

Em 2022, a cantora fez seu primeiro show no palco da Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo,o maior rodeio do Brasil, ao lado da dupla Maiara & Maraisa.


Ana Castela faz parte do famoso "Agronejo". Em 2022, essa nova tendência do sertanejo ganhou as batidas de funk, eletrônica até o rap nas letras que cantam sobre agropecuária.

Também no ano passado tirando os hits “Boiadeira” e “Pipoco” que estouraram na internet, ela fez sucesso com os singles "As Meninas da Pecuária" que tem a participação de Léo & Raphael, “Bombonzinho” com a dupla Isreal & Rodolfo e “Roça em Mim” que gravou junto com os artistas Zé Felipe e Luan Pereira. 

-Clayton & Romário

Legenda: A dupla é formada por irmãos que nasceram em Goiânia (GO). Foto: Reprodução/Internet.

Segundo o portal POPline, os irmãos goianos Clayton e Romário começaram a se interessar pela música ainda crianças.

Durante a adolescência, eles mudaram para Barretos (SP), ficaram seis meses na Espanha, voltaram para o Brasil e moraram no município de Guarapari (ES).

Depois, a dupla mudou para Belo Horizonte, onde permanece até hoje. Escolheram em 2009 a cidade de Betim como cenário para a gravação do primeiro CD e DVD, intitulado “Só Tá Começando”. Em  2012, lançaram o álbum “Só as Melhores”. Já em 2014, os irmãos gravaram o projeto “Casulo” que teve a participação de Guilherme & Santiago.

No mês de janeiro de 2016, eles lançaram o CD e DVD “Clayton & Romário Acústico”, gravado em Belo Horizonte, com participações de Felipe Araújo e João Reis. No ano seguinte, a dupla fez a Tour USA com seis apresentações nos Estados Unidos.

Em 2018, a dupla divulgou o DVD “Pra Toda Hora”, que teve 15 faixas, não só clássicos sertanejos, mas também músicas inéditas de autoria da dupla, mostrando o lado deles de compositores.

Em 2020 foi a vez dos irmãos lançarem o DVD “No Churrasco”, um trabalho recheado de releituras dos sucessos do passado e teve sequência com “No Churrasco 2”. Em 2021, eles lançaram o DVD que teve as participações de Zé Vaqueiro, Jorge & Mateus e Guilherme & Benuto. A dupla ainda lançou em abril um EP com um compilado de músicas que tocaram durante as lives de 2020. 

Mas a dupla conquistou o Brasil em 2022 com os sucessos “Aí Eu Chorei”, "Água nos Zoí” que gravou junto com Jorge & Mateus, “O Grau Bateu”, “Calma Coração”, “Pingaiada” etc.

9º - Premiações

Devido aos grandes sucessos, muitos sertanejos foram indicados e premiados no ano passado. Abaixo, ressaltei algumas dessas premiações.

O “Prêmio Multishow” da emissora por assinatura ocorreu no dia 18 de outubro no Rio de Janeiro (RJ). O único nome representante do sertanejo que esteve presente foi a cantora Ana Castela, que venceu a categoria “Revelação do Ano”.

Legenda: Ana Castela foi o único nome do sertanejo que participou do “Prêmio Multishow”. Foto: Reprodução/Internet.

Outro artista que venceu foi Maiara & Maraisa como “Melhor Dupla”. As irmãs disputaram a categoria com ANAVITÓRIA, Diego & Victor Hugo, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan, Tasha e Tracie. 

Já na “Artista do Ano” o embaixador Gusttavo Lima concorreu com Gloria Groove, Jão, João Gomes, L7nnon, Ludmilla e Luisa Sonza, mas quem ganhou o prêmio foi a rainha Anitta.

O “Grammy Latino” ocorreu no dia 17 de novembro no Michelob ULTRA Arena, no Mandalay Bay, em Las Vegas, nos EUA. A única presença sertaneja foi da dupla Maiara & Maraisa.

Na categoria de “Melhor Álbum Sertanejo”, os indicados foram “Patroas” de Maiara & Maraisa e da saudosa Marília Mendonça, “Agropoc” de Gabeu, “Natural” de Lauana Prado, “Expectativa X Realidade” de Matheus & Kauan, e o álbum “Chitãozinho & Xororó Legado” de Chitãozinho & Xororó, no qual foi o vencedor. 

Na premiação "Melhores do Ano" do Domingão com Huck, em umas das únicas vezes do programa da Rede Globo não teve nenhum sertanejo indicado. Muitas pessoas relacionadas à música sertaneja criticaram o evento, achando que foi um “boicote” por causa da posição política do gênero musical.

O único momento relacionado ao sertanejo na cerimônia foi a vitória da novela "Pantanal", remake da Rede Globo, em que os cantores Almir Sater atuaram como os personagens "Eugênio" e o filho Gabriel Sater fez o “Trindade”. Ele repetiu o papel feito pelo pai há 32 anos na mesma novela que passava na TV Manchete.

Na nova versão da novela das 21h, o último capítulo contou com a participação do sertanejo Sérgio Reis cantando em uma festa de casamento.

MINHA OPINIÃO: Essas não indicação comprova que 2022 foi complicado, apesar da retomada dos shows. Mostram que os outros gêneros, como funk e pop nacional, cresceram e o sertanejo “parou” para priorizar outras questões que impactam o mercado, como a política, que no ano passado foi eleitoral. Isso foi errado, por mais que o setor depende da política, ela não deve ser escolhida como preferência.

10º - Pós-pandemia

Legenda: Em abril de 2022 aconteceu o retorno presencial do rodeio em Ribeirão Preto (SP). Foto: Reprodução/G1.

2022 foi o ano da retomada de eventos presenciais e sem restrições após vários picos da pandemia. Claro que não teve só eventos referentes a música. No ano passado houve a Copa do Mundo de Futebol Masculino que terminou com o bicampeonato da Argentina, e as Eleições Gerais que o então candidato Lula venceu para o cargo de presidente do país, e acabou entristecendo a maioria do mercado sertanejo votou para o então presidente Bolsonaro se reeleger. Abaixo separei em tópicos sobre alguns temas pós-pandemia e coloquei a minha opinião sobre eles.

- Volta dos eventos sertanejos

Maioria dos rodeios, exposições, festas, entre outros eventos voltaram a ser presenciais já no primeiro semestre do ano passado, como Festa do Peão de Americana (SP), Ribeirão Rodeo Music em Ribeirão Preto (SP), Expoguaçu em Mogi Guaçu (SP), Rio Pardo Expo Show em São José do Rio Pardo (SP), Expoagro em Franca (SP), Expar em São Sebastião do Paraíso (MG) e o show “Amigos” nas capitais.

Ao longo do ano, todas as tradicionais festas ocorreram, como o retorno da Eapic em São João da Boa Vista (SP), Festa de Peão de Barretos (SP), Jaguariúna Rodeo Music (SP) etc.

- Ondas e variantes

Após as festas de final de 2021, o Brasil entrou na terceira onda de Covid-19 em janeiro de 2022. Naquela época também apareceram novas variantes da Gripe. Infelizmente os artistas, bandas e até produções que já estavam fazendo shows presenciais ficaram contaminados com essas doenças, consequentemente, tiveram as apresentações canceladas ou adiadas.

Os sertanejos que ficaram doentes foram Gusttavo Lima, Israel, Mariano, Jorge & Mateus, Felipe Araújo, Lucas Lucco, Kauan etc. Também os cantores Zé Felipe e a Simaria, da dupla com a irmã Simone, tiveram pneumonia viral no início de 2022.

- Infelizmente a Covid-19 sempre vai continuar...

Desde de 2021, a vacina da covid-19 está disponível para qualquer idade. Muitas pessoas têm medo da reação das vacinas, o que é simples de resolver. Se tiver reação é só tomar remédio. Elas deviam ter medo de pegar a Covid, transmitir, internar e morrer, isso sim. 

A vacinação completa é muito importante para evitar a forma mais grave até a morte. Não sou contra a Covid-19, mas outras doenças também, como gripe, sarampo, febre amarela, hepatites etc. Sem a vacinação, nada mesmo tinha voltado ao normal no Mundo. Existem várias pesquisas que comprovam esse dado.

Cuidado nunca é demais, por isso deixo aquelas recomendações para você se proteger contra a Covid-19, Gripe, e outras doenças virais. Ou seja, lave bem as mãos, passe álcool em gel, se tiver algum sintoma evite aglomeração, se possível fique em casa, faça teste, informe direito porque infelizmente tem muita “Fake News” e ela mata assim como o vírus, e principalmente, mantém a vacinação em dia. Também seja responsável, até porque nós vivemos numa sociedade globalizada, ninguém está sozinho. 

A vacinação protege contra a morte, mas não contra a contaminação. Ela é uma doença que ficou no mundo pra sempre, igual as gripes etc. Muito cuidado e não caiam em seguir os "indivíduos" errados, como anti-vacinas, negacionistas e “mentirosos de plantão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário