Nessa segunda parte tem a sexta e sétima posições da Retrospectiva 2024
6-Despedidas
No ano passado teve dois
sertanejos que morreram no ano passado. Abaixo, tem a notícia do falecimento e
a biografia em forma de homenagem a esses artistas. Que eles descansem em paz e
força para as famílias, amigos e fãs.
O primeiro é o cantor João
Carreiro que morreu aos 41 anos no dia de 3 de janeiro em Campo Grande (MS)
após complicações da cirurgia para colocar uma válvula no coração. O primeiro
velório do artista ocorreu no dia 4 de janeiro na Câmara Municipal de Campo
Grande, no Mato Grosso do Sul. Depois, o corpo foi encaminhado para Cuiabá,
cidade natal de João, no Mato Grosso no Ginásio Aecim Tocantins, onde esse
segundo velório foi aberto para público. Durante esse momento, além do chapéu
que tem um desenho de uma cruz preta com strass prata, que era uma "marca
registrada" do cantor, também foi colocado sob o caixão do sertanejo, uma
bandeira do Corinthians, time do coração de João. Logo, o corpo foi enterrado
no dia 5 de janeiro no cemitério Parque Bom Jesus.
A morte precoce do cantor João
Carreiro aos 41 anos foi a segunda morte mais pesquisada no Google em 2024. Ela
ficou atras apenas da morte do Silvio Santos, apresentador e fundador do SBT.
João Sérgio Batista Corrêa Filho nasceu no dia 24 de novembro de 1982 em Cuiabá. Segundo Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, o início da carreira de João Carreiro ocorreu com apresentações em bares e eventos universitários, mas ele ficou conhecido nacionalmente em 2009 após estourar com a sua dupla com o Capataz, nome artístico do cantor Hilton Cesar Serafim.
A dupla João Carreiro & Capataz fez muito
sucesso com as canções Bruto, Rústico e Sistemático, Xique Bacanizado,
Prefácio, É Pra Caba, Volta pro Meu Coração, O Que Essa Moça Fez Aqui,
Faculdade da Pinga etc. Além disso, ela se destacou na telinha após a música
“Bruto, rústico e sistemático” fazer parte da trilha sonora da novela Paraíso
da Rede Globo em 2009.
A dupla original com Capataz teve fim em 2013, quando João Carreiro fez uma pausa na carreira para tratar da depressão. O retorno aos trabalhos artísticos em carreira solo aconteceria em 2016.
O cantor Chrystian, da dupla com o irmão Ralf, morreu após um choque séptico aos 67 anos na noite da data 19 de junho depois de ser internado no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP). O hospital informou que a infecção generalizada foi resultado de um quadro de pneumonia, que foi agravada por comorbidades. Em fevereiro de 2024, ele foi diagnosticado com um rim policístico, distúrbio que os cistos se desenvolvem nos órgãos. Logo, ele foi internado para realizar um transplante de rim, porém a cirurgia foi adiada depois imprevistos nos exames pré-operatórios.
O velório ocorreu em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e reúne familiares, amigos e fãs. Depois, ele foi enterrado no cemitério memorial Jardim Santo André, na Grande São Paulo. Ele deixou os dois filhos, fruto de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Na década de 80, o sertanejo foi casado com a cantora Gretchen.
José Pereira da Silva Neto nasceu no dia três de novembro de 1956 em Goiânia. Começou a carreira artística ainda criança, aos seis anos, se apresentando em clubes da capital goiana com o nome Zezinho. Logo, ele ganhou um programa na televisão chamado "Pinguinho de Gente". Gravou músicas em inglês, entre elas "Don't Say Goodbye”, etc.
A virada para o sertanejo começou no início dos anos 1980. Ainda muito jovens, os irmãos escolheram formar a dupla "Chrystian & Ralf" e lançaram o primeiro disco em 1983. Ao longo da carreira, eles gravaram 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas.
7-Mídias
Na nossa retrospectiva não podia faltar sobre as mídias, pois o sertanejo foi o destaque nos veículos tradicionais no ano inteiro, desde os eventos especiais de verão até na noite da virada de ano.
A Rede Bandeirantes transmitiu os shows do Luan Santana e Hugo & Guilherme no evento de verão em uma praia do estado do Paraná. Ela também passou um pouco do primeiro show do meteoro em 2025 no réveillon de Salvador (BA).
Já a Rede Globo continuou o projeto “Circuito Sertanejo”. Ele tem parceria do grupo com a Brahma, o escritório Agroplay que levam os influencers para esses shows para incentivar o rodeio e a música sertaneja, entre outros patrocinadores. Essas apresentações são transmitidas pelo canal Multishow e TV GLOBO.
Ainda, a emissora carioca passou as séries sertanejas no segundo semestre. A primeira foi “As Aventuras de José e Durval”, que conta a história do início de carreira de Chitãozinho & Xororó. Ela é interpretada pelos irmãos Rodrigo e Felipe Simas. E a segunda temporada da série “Rensga Hits", que conta a história da sertaneja Raíssa Medeiros. Ela é interpretada pela atriz Alice Wegmann. Ainda, ela contou com as participações da dupla Day & Lara e da modelo Rafaela Kalimann.
Uma das transmissões mais importante da televisão carioca foi “Rock in Rio”, que no ano passado o evento fez 40 anos. A dupla Chitãozinho & Xororó, Simone Mendes e Ana Castela cantaram no “Dia Brasil” do Rock in Rio na data 21 de setembro na capital carioca. Este dia dedicado aos ritmos brasileiros. A apresentação da dupla veterana durou duas horas acompanhada da Orquestra Heliópolis no Palco Mundo com as participações das duas cantoras. O cantor Luan Santana cancelou a parceira com a dupla após atraso de duas horas da organização e que não daria certo na logística para o próximo show, marcado no mesmo horário em Santa Catarina.
Destaco também o programa da esposa de Zé Felipe no SBT, a influenciadora Virginia com o “Sabadou com Virgínia”. Ainda, ela foi embaixadora do Teleton no ano passado.
Vários sertanejos estiveram presentes nas grades da televisão no final de 2024. Um dos grandes destaques foi o especial "Amigas" na Rede Globo, que participaram Maiara & Maraisa, Ana Castela, Simone Mendes e Lauana Prado. Ele foi a versão feminina do especial Amigos, que a emissora carioca produziu nos anos 1990 com os sertanejos Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, a saudosa dupla Leandro & Leonardo.
Na emissora carioca também o cantor Daniel estreou no dia 15 de dezembro o programa “Viver Sertanejo”, que é transmitido no domingo de manhã. Ainda, ele apresentou o comercial da programação “Vem Aí” em dezembro da Globo. Além disso, a dupla Chitãozinho & Xororó participou do especial histórico de 50 anos do rei Roberto Carlos no dia 20 de dezembro na Rede Globo.
O cantor Gusttavo Lima ganhou o especial “Natal do Embaixador” no SBT. A atração foi transmitida no dia 18 de dezembro com as participações dos sertanejos Hugo & Guilherme e Leonardo.
Já o último DVD da boiadeira Ana Castela foi transmitido no dia 24 de dezembro na TV Band, na noite da véspera de natal. Ainda, o show do cruzeiro do cantor Zezé Di Camargo foi mostrado de especial de final de ano no dia 27 de dezembro na Record.
Nenhum comentário:
Postar um comentário