sábado, 6 de setembro de 2025

Ícone – Matogrosso & Mathias

Artista de hoje homenageado: Matogrosso & Mathias – 50 anos de carreira em 2025

Matogrosso & Mathias tiveram várias mudanças na carreira. Foto: Ag News.

Oi galera, tudo bem?

Continuando a ordem de começar dos artistas que tem mais tempo de carreira, os homenageados da segunda matéria da série de matéria especial “Ícone” são Matogrosso & Mathias, que comemora 50 anos de carreira neste ano. Nos próximos parágrafos trago a biografia da dupla.

Matogrosso foi criado na zona rural de Vista Alegre do Alto (SP) com seus 11 irmãos. Desde cedo via sua mãe cantar e dançar em festas pelo município e foi com ela que decidiu que também seria cantor.

Aos 18 anos, mudou-se para Mato Grosso e, com a ajuda de um amigo, começou a integrar em bandas regionais, chegando até a criar uma dupla sertaneja chamada Planície & Planalto. Com a ajuda de seu primo e pensando em seu futuro como músico, juntou dinheiro e se mudou para São Paulo.

Em São Paulo, Matogrosso começou a frequentar o café dos artistas, onde eles reuniam para trocar experiências. Foi lá que conheceu o primeiro parceiro de dupla, Anísio, que depois recebeu o apelido de Mathias. Percebendo a afinidade musical, não demorou para que eles começassem fazer show em festivais pela capital paulista.

Durante três anos os amigos insistiram, até que receberam a oportunidade de tocar suas canções para o dono da gravadora Chantecler até que deu certo, conseguindo gravar seu primeiro LP em 1976. Foi na gravadora que também escolheram o nome da dupla, Matogrosso & Mathias.

Ao longo dos anos, a dupla passou por alterações, com diferentes artistas assumindo o papel de 'Mathias'. Atualmente, Rafael Belchior, sobrinho do Matogrosso, ocupa essa posição.

A gravação do DVD comemorativo dos 50 anos de carreira da dupla, intitulado "Pedaço de Minha Vida", aconteceu no dia seis de agosto de 2025, no espaço de shows Vibra em São Paulo. A dupla gravou com Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Daniel, Edson & Hudson e César Menotti & Fabiano.

Abaixo, escolhi 35 sucessos da dupla. A lista ficou grande, mas vale a pena conferir.

1 – 24 Horas de Amor

2 – Santa Maria do Brasil

3 – De Igual pra Igual

4 – Frente a Frente

5 – Foi Pensando em Você

6 – Na Hora do Adeus

7 – Idas e Voltas

8 – Pele de Maçã

9 – Cabelo Loiro

10 – Boate Azul

11 – Memórias

12 – Tentei Te Esquecer

13 – Mistério

14 – Enquanto o Sol Brilhar

15 – A Vida do Pescador

16 – A Mais Louca Paixão

17 – Só Fazendo Amor

18 – Um Século Sem Ti

19 – Eu me Perdi

20 – O Voo do Condor

21 – Depois das Seis

22 – Aos Trancos e Barrancos

23 – Queda Livre

24 – Hoje estou por conta de você – part. De Zé Henrique & Gabriel

25 – E aí – part. De Gusttavo Lima

26 – Você sempre será

27 – Som de Cristal

28 – Seguindo Seus Passos

29 – Secando Várias Garrafas - part. De Henrique & Juliano

30 – Um Dia, Eu Saio Dessa - part. De Felipe Araújo

31 – Amargurado

32 – Igrejinha Azul

33 – Troféu de Infidelidade – part. De Luan Santana

34 – Ao Som de Let It Be - part. De Fernando & Sorocaba

35 – Tira a Prova - part. De Tierry

Logo, decidi disponibilizar essa playlist “Ícone – Matogrosso & Mathias” no Spotify do blog em forma de homenagem para essa dupla veterana. O link é: https://open.spotify.com/playlist/3gzf2hzwfQYZnhEBWEZvoN?si=kCg08ggzTY-2NAwAQ1Durw&pi=FEBLxx8OQtWQV

#ícone #sertanejo #musicasertaneja #blog #jujusertaneja

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Série Update – Sertanejos do Interior

Sertanejos do interior estão lutando para ter mais sucesso

A cantora Emelyn Calvo Maziero e a dupla Guilherme & Benuto lançaram uma nova música juntos neste ano. Foto: Reprodução/Instagram.

Oi galera, tudo bem?

Hoje tem a segunda matéria da série “Update”, onde eu estou atualizando algumas matérias de assuntos que já comentei aqui há muitos anos e que ainda eles estão presentes no sertanejo.

O tema de hoje é “sertanejos do interior”. Naquela matéria citei Villa Bagage, Tuta Guedes, Renato & Giovanelli, Victor Miranda e Caio Cesar & Diego.

Hoje decidi lembrar a biografia de alguns desses nomes e como eles estão atualmente.

-Villa Bagage

O trio Villa Bagage não existe mais, tanto que ele separou na Emelyn Calvo Maziero (Emy) em carreira solo e a dupla Guilherme & Benuto.

O trio era formado pela vocalista Emelyn Calvo Maziero (Emy), pelo sanfoneiro Guilherme Antônio Artioli (Gui) e violinista Haroldo Benevenuto Machado Artioli (Nuto). O grupo formou em um ensaio dos irmãos Artioli e da cantora Emelyn em um estúdio musical da cidade de Campinas (SP) em 2009.

Os irmãos Guilherme e Haroldo nasceram em Campinas e descobriram a música ainda criança. Guilherme começar a tocar aos 9 anos e Nuto, que era o apelido do Benuto, descobriu a paixão pelo violino aos 11 anos e depois formou em música erudita. Incentivados pelo pai, os irmãos começaram a tocar chorinho, forró, samba e música instrumental em botecos e bares.

O diferencial de fazer música sertaneja com a mistura de violino, sanfona e voz chamou a atenção do produtor musical Ivan Miyazato. Em 2014, o trio lançou seu primeiro álbum “Abelha Sem Mel”, que teve participação de Henrique & Juliano. Os irmãos começaram a compor música para alguns artistas. Uma delas, “Pergunta Boba”, acabou sendo gravada por Jorge & Mateus, tem a “Traição A Queima Roupa”, última gravada por Cristiano Araújo, etc. Depois disso, o trio decidiu se separar em 2018 e a dupla Guilherme & Benuto se formou em 2019.

A Emelyn Calvo Maziero (a Emy) se afastou da musica para tratar de uma depressão e voltou a fazer shows neste ano. No dia 13 de junho a cantora lançou a canção “Namora eu pro cê vê” com a participação dos antigos parceiros do trio. Destaco as músicas “Chorando na Calçada” e “Prejú” com a cantora de forró Solange Almeida.

Já a dupla Guilherme & Benuto tem mais de seis anos de carreira, lançou o primeiro álbum em 2020, é conhecida nacionalmente e já coleciona vários hits, como “Flor que Se Cheira”, “Vagabundo Chora”, “Pulei na Piscina”, “Esse B.O é Meu” com a participação de Matheus & Kauan, “Assunto Delicado” com o Xandy Avião, “Três Batidas”, “Declaração pro Bar” com Israel & Rodolffo, e os maiores sucessos atuais “Haja Colírio” com Hugo & Guilherme, “Mande um Oi” com a Simone Mendes e “Sujeito Homem”.

-Renato & Giovanelli

Dupla se conheceu em Guaxupé, sul de Minas Gerais. Foto: Reprodução do Facebook.

Renato de Freitas nasceu no dia 14 de julho de 1984 em Tapiratiba (SP). Com quatro anos de idade mudou-se com a família para uma fazenda em Guaxupé (MG). Seu primeiro contato com a música foi feito através dos familiares. Sua vontade de aprender a tocar violão surgiu ao ver seu irmão mais velho tocando o instrumento.  Renato sempre teve contato com música sertaneja, porém já tocou pop-rock neste início na profissional.

André Luiz Giovanelli de Freitas nasceu no dia 20 de maio de 1986 na cidade de Ilha Solteira (SP). O primeiro presente de aniversário foi um cavaquinho que ganhou do seu pai. Aos sete anos já tocava violão. Assim como Renato, Giovanelli também tem um irmão músico. Na adolescência, Giovanelli começou cantando na igreja e após passou a tocar nos barzinhos.

O primeiro encontro da dupla já foi o primeiro show num barzinho em Guaxupé (MG). Com amigos em comum incentivando Renato a subir no palco para cantar algumas modas de viola com Giovanelli, que tocava na noite sozinho, ele animou e decidiu aceitar o convite.

Hoje a dupla está fazendo parte do projeto “Moda Music” da agência de marketing Clan DVT em parceria com a Virgin Music Group (grupo da gravadora Universal Music), que tem o objetivo de descobrir, desenvolver e lançar novos talentos no sertanejo. A música “Histórias Disfarçadas” está disponível no álbum “Moda Music” nas plataformas digitais. Destaco as músicas “Entendedoras Entenderão”, “Butequeira”, Avenida Principal, etc que estão disponibilizadas na internet.

-Victor Miranda

Victor é campineiro e faz muitos shows no interior de São Paulo. Foto: site Textos + Ideias.

Victor Miranda é de Campinas (SP) e tem 32 anos. A música sertaneja entrou na vida de Victor ainda criança, por influência do pai. Já na adolescência, ele decidiu começar a cantar em festas de família, shows e casas noturnas. A ideia era conciliar a música com a carreira na engenharia, porém a faculdade durou apenas o primeiro semestre em 2011.

O primeiro álbum foi lançado em 2020. O intervalo longo aconteceu por conta da pandemia da Covid-19. Já o segundo disco foi gravado em Jaguariúna em 2023 com as participações das duplas Fernando & Sorocaba (que é sua referência musical) e Felipe & Rodrigo (Rodrigo também é de Campinas e é amigo da infância de Victor). Uma das músicas que mais se destacaram na internet no ano passado foi “Halls de Menta”, que é de Victor. Ele continua fazendo shows em rodeios e casas noturnas.

#série #update#musicasertaneja #sertanejosdointerior #sertanejo #jujusertanejablog

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Novidade no Blog

Artistas estão cada vez mais investindo em turnê especial

Os álbuns do “Cê Tá Doído” foram gravados em postos de combustíveis nas cidades do interior de São Paulo. Foto: jornal Tribuna Regional.

Oi galera, tudo bem? Boa semana.

Segundou com novidade, pois este ano o meu blog fez nove anos e decidi “atualizar” algumas matérias que já comentei aqui há muitos anos atrás sobre alguns temas que ainda estão presentes no nosso mundo sertanejo. Por isso que escolhi o nome da série “Update”.

Os primeiros assuntos são os “festivais sertanejos” e “parceiras” em shows.

Naquelas matérias citei as turnês “Clássico” (das duplas Bruno & Marrone com Chitãozinho & Xororó), “Cabaré” (de Leonardo com Eduardo Costa), “Lendas (de Milionário com o saudoso Marciano) e destaquei o evento “Caldas Country”.

Hoje os artistas estão cada vez mais investindo em um evento especial, com repertório diferente do show em rodeio, com open food e bar, cenários instagramáveis para tirar foto, loja com objetos personalizados da turnê, participações de outros artistas, por isso que os ingressos são caríssimos. Logo não é só show, é uma experiência única.

Abaixo tem uma pequena lista com alguns desses eventos que os artistas estão cantando no Brasil inteiro, pois eles tentam levar para as cidades médias ou grandes que têm um bom espaço de shows.

-Cê tá Doído

O “Cê tá Doído” é um show feito pelas duplas Humberto & Ronaldo, Ícaro & Gilmar e pelo cantor Panda. O projeto começou no final de 2024, com a gravação do primeiro álbum em São José do Rio Preto (SP). Eles gostaram tanto que já gravaram mais dois novos projetos neste ano, um em Santa Fé do Sul (SP) e outro em Ribeirão Preto (SP). O evento tem mais de quatro horas de show, com os três artistas se apresentando simultaneamente.

O público também está adorando tudo desse projeto. Começando pelo repertório que tem músicas sertanejas, inéditas até regravações de outros estilos musicais. O palco é 360º em forma de um posto de combustíveis. Ele tem bombas com chope para distribuir na hora do show e uma loja de conveniência clássica com café, chocolate quente até pão de queijo.

-Churrasco On Fire

“Churrasco On Fire” é o maior festival gastronômico e musical do Brasil. Foto: site ABC Agora de São Paulo.

O “Churrasco On Fire” é um evento de Fernando & Sorocaba que começou em fevereiro de 2023 em Indaiatuba (SP), cidade onde a dupla gravou o DVD “Isso é Churrasco” no final de 2019.

A ideia principal do evento é combinar um open churras premium com show da dupla e outras apresentações. O repertório tem as principais canções da dupla, modões e nas últimas edições ela está recebendo participações de outros artistas para gravar uma música inédita e um sucesso da carreira de Fernando & Sorocaba.

Ele é considerado o maior festival gastronômico e musical do Brasil, e de fato tem prova que ele é grande. A dupla conquistou o título de maior palco itinerante da América Latina, composto por 12 módulos interligados. Em 2025, o evento ganhou uma “Máquina do Churrasco. Ela é uma carreta com mais de 390m² de área total montada pela dupla sertaneja, equipada com espaços de churrasco para picanha, brisket, costela fogo de chão, uma roda-gigante de carnes até um escorregador de hambúrgueres.

-Raiz

Lauana relembra vários sucessos sertanejos e outros gêneros musicais brasileiras. Foto: site “A Cidade ON Ribeirão Preto”.

O “Raiz” é um show feito pela cantora Lauana Prado. Ele começou em 2022 com o lançamento na cidade de São Paulo. O repertório tem regravações de clássicos da música brasileira e modões. Ele fez tanto sucesso que foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum da música sertaneja.

Em 2023 ocorreu a gravação do "Raiz Goiânia", que acabou se tornando um marco na carreira da sertaneja, alcançando o topo das paradas no Spotify com a regravação do sucesso "Escrito nas Estrelas".

-Histórias

Neste ano lançou o projeto “Histórias”. A primeira edição foi em São Paulo no dia 23 de agosto com os shows de Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano, Cesar Menotti & Fabiano e Victor & Léo. A ideia do projeto é que os shows tenham os maiores sucessos dos artistas, tem lojas com objetos personalizados da turnê e outros patrocinadores.

#festivaissertanejos #parcerias #sertanejo #musicasertaneja #blog #jujusertanejablog