sábado, 18 de junho de 2022

TBT - 2021 e Seus Desdobramentos

 TBT - 2021 e Seus Desdobramentos

Legenda: Em abril deste ano teve o retorno presencial do Ribeirão Rodeo Music. Foto: Facebook do rodeio de Ribeirão Preto.

Oi galera!

Hoje não é dia de TBT, mas vale a pena publicar essa matéria importante. Sigo as publicações sobre “os assuntos mais comentados de 2021 e seus desdobramentos em 2022”.

E olha que esse assunto vai render por bom tempo infelizmente. Ele é a pandemia de Covid-19. Quando a OMS decretou a pandemia no Mundo, acreditamos que seria só tempo de quarentena, mas infelizmente ela já tem mais de dois anos.

- 2022

- Volta dos eventos sertanejos em 2022

Maioria dos rodeios, exposições, festas, entre outros eventos, voltaram a ser presenciais nesse primeiro semestre deste ano, como Festa do Peão de Americana (SP), Ribeirão Rodeo Music em Ribeirão Preto (SP), Expoguaçu em Mogi Guaçu (SP), Rio Pardo Expo Show em São José do Rio Pardo (SP), Expoagro em Franca (SP), Expar em São Sebastião do Paraíso (MG), Velório do Carneiro em Alfenas (MG) que aconteceu o show de Jorge & Mateus, o show “Amigos” nas capitais etc.

A previsão é que todas as tradicionais festas ocorrerão ao longo do ano, como o retorno da Eapic em São João da Boa Vista (SP), Festa de Peão de Barretos (SP) que já tem programação confirmada e ingressos à venda, etc. Todos nós esperamos isso, que as coisas voltam tudo ao normal.

- Ondas e variantes

Após as festas de final de ano, o Brasil entrou na terceira onda de Covid-19 em janeiro deste ano. Nesta época também apareceu novas variantes da Gripe.

Infelizmente os artistas, bandas até produções que já estavam fazendo shows presenciais ficaram contaminados com essas doenças, consequentemente, tiveram as apresentações canceladas ou adiadas.

Os sertanejos que ficaram doentes foram Gusttavo Lima, Israel, Mariano, Jorge & Mateus, Felipe Araújo, Lucas Lucco, Kauan etc. Também os cantores Zé Felipe e a Simaria, da dupla com a irmã Simone, tiveram pneumonia viral no início deste ano.

- 2021

- Retorno dos shows no ano passado

Legenda: Volta do show Boteco do Gusttavo Lima no estacionamento do estádio Serra Dourada em Goiânia no dia 24 de novembro de 2021. Foto: Facebook do embaixador.

Os primeiros shows presenciais voltaram a partir de outubro de 2021. Naquele momento, eles foram com público menor, eventos pequenos e respeitando todas as medidas sanitárias, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social, comprovante da vacinação etc. Um dos primeiros rodeios que retornou com esse esquema foi a Festa da Jabuticaba, rodeio da cidade de Casa Branca, interior de São Paulo.

Antes desses shows voltarem presenciais no Brasil, vários sertanejos fizeram as turnês internacionais onde as restrições já estavam mais controladas a partir de julho do ano passado. Os artistas que fizeram essas turnês foram: Fernando & Sorocaba, Israel & Rodolpho, Diego & Victor Hugo etc.

- Lives

Antes do retorno dos shows ao vivo pessoalmente, muitos sertanejos realizaram várias lives entre os meses de fevereiro até agosto de 2021. Esses shows pela internet foram: Zé Neto & Cristiano com Zeca Pagodinho, Os Barões da Pisadinha com Matheus & Kauan, Marcos & Belutti, Bruno & Marrone, ”Cachaça Cabaré” (Leonardo e Gusttavo Lima), Simone e Simaria, Rick & Renner, Zé Neto & Cristiano, “Cachaça Cabaré 3” (Leonardo, Gusttavo Lima, Xand Avião e Raí Saia Rodada), César Menotti e Fabiano (“Dia das Mães”), Fernando & Sorocaba com Luan Santana  (Live “O Início”), George Henrique & Rodrigo, Israel & Rodolffo (após final do BBB 21), “Cachaça Cabaré 4” (Leonardo, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Marília Mendonça), Zé Neto & Cristiano, Maiara e Fernando (“Dia dos Namorados”), Matheus & Kauan, Raí Saia Rodada, Dorgival Dantas, Eric Land (“Festa Junina”) e Roberta Miranda.

- Sertanejos com Covid

Alguns artistas ficaram doentes com Covid-19 no ano passado. O cantor Zé Neto e saudosa Marilia Mendonça tiveram sintomas leves. Já o Cristiano, parceiro de dupla com Zé Neto, quando teve a doença precisou ser internado.

Mas quem teve o quadro mais grave foi o sertanejo Edson, da dupla com Hudson. Na entrevista para o site G1, ele lembrou que quando ele chegou na UTI em um hospital em São Paulo (SP) com 75% do pulmão comprometido, pediu para não ser intubado “por causa da minha voz”. Ele ficou 13 dias internado, mas graças à Deus se recuperou e hoje está muito bem com a aquela voz marcante.

- Início da Vacinação

Quando começou a vacinação contra a doença no país para os grupos prioritários, os sertanejos foram tomar a tão esperada primeira dose. O cantor Xororó com 63 anos foi um dos iniciantes, assim como a Thaeme que ainda estava grávida no primeiro semestre de 2021, entre outros.

- Infelizmente a Pandemia Continua...

A vacinação completa é muito importante para evitar a forma mais grave até a morte. Não sou contra a Covid-19, mas outras doenças também, como Gripe, Sarampo, Febre Amarela, Hepatites etc.

Sem a vacinação, nada mesmo tinha voltado ao normal no Mundo. Existem várias pesquisas que comprovam esse dado.

Cuidado nunca é demais, por isso encerro esse post com aquelas recomendações para você se proteger contra a Covid-19, Gripe, e outras doenças virais, ou seja, lave bem as mãos, use máscara em lugares com mais gente, passe álcool em gel, se tiver algum sintoma evite aglomeração, se possível fique em casa, faça teste, obedece ao distanciamento social, informe direito porque infelizmente tem muita Fake News e ela mata assim como o vírus, e principalmente, mantém a vacinação em dia. Também seja responsável, até porque nós vivemos numa sociedade globalizada, ninguém está sozinho.

A vacinação protege contra a morte, mas não contra a contaminação. Galera, a pandemia não terminou. Ela só vai acabar quando controlar a taxa de contaminação e decretar o final dela, então muito cuidado sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário