quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Retrospectiva 2023 - Assuntos - Parte 1

 Revejam todos os assuntos nos próximos posts

A coleguinha dominou as premiações de 2023. Foto: GSHOW.

Oi galera!

Finalmente, partiu começar as postagens das nossas amadas “Retrospectivas 2023”. Lembrando que elas são separadas em duas partes, uma sobre os assuntos mais destacados no sertanejo e outra com as dez músicas mais tocadas no Brasil.

8-Premiações

A oitava colocação da retrospectiva foi as premiações que os sertanejos se destacaram.

O Prêmio Multishow ocorreu no dia 7 de novembro em uma cerimônia no Rio de Janeiro (RJ) teve alguns nomes indicados em três categorias. A cantora Simone Mendes venceu como “Hit do Ano” com o sucesso “Erro Gostoso”. A coleguinha disputou o troféu com Nosso Quadro da outra sertaneja, Ana Castela, Zona de Perigo de Léo Santana, Posturado e Calmo de Léo Santana, Chico da Luísa Sonza e Tá OK, parceria do DJ Dennis e Kevin O Chris.

Já a canção “Insônia” da saudosa Marília Mendonça foi indicada junto com a cantora Ludmilla como “Samba e Pagode do Ano”, mas quem ganhou o prêmio foi a música “Muito Romântico” do pagodeiro Xande de Pilares.

Na categoria “Sertanejo do Ano” concorreu os sucessos Dói de Jorge & Mateus, Narcisista de Maiara & Maraisa, Nosso Quadro de Ana Castela, Oi Balde de Zé Neto & Cristiano, Solteiro Forçado de Ana Castela, mas quem ganhou o prêmio novamente foi Erro Gostoso de Simone Mendes.

O “Grammy Latino” aconteceu no dia 16 de novembro em Sevilha, na Espanha. Na categoria de “Melhor Álbum Sertanejo”, os indicados foram Chitãozinho & Xororó, com o álbum "Ao Vivo no Radio City Music Hall Nova Iorque"; Daniel com o "Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel"; Jorge & Mateus com o "É Simples Assim"; Lauana Prado com o "Raiz", e o álbum “Decretos Reais” da saudosa Marília Mendonça, no qual foi o vencedor. 

O programa foi transmitido no dia 17 de dezembro de 2023. Foto: GLOBO.

Na premiação "Melhores do Ano" do Domingão com Huck que foi transmitida no dia 17 de dezembro, gravada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ), o único nome sertanejo indicado foi a cantora Simone Mendes. Ela disputou o troféu de “Música do Ano” com o hit Erro Gostoso, Zona de Perigo de Léo Santana, Tá OK, parceira de Kevin o Chris e DJ Dennis, mas quem ganhou a categoria foi a coleguinha.

9-Idas e Voltas

O cantor Luan Santana e a modelo Izabela Cunha anunciaram que terminaram o relacionamento no dia 25 de maio. Eles estavam juntos desde novembro de 2021 e noivaram em julho de 2022.

Os sertanejos Ana Castela e Gustavo Mioto anunciaram o namoro no Dia dos Namorados, 12 de junho, mas o clima de romance começou em março. O casal comunicou o rompimento amoroso no dia 25 de setembro, mas exatamente um mês depois, os pombinhos anunciaram que voltaram a namorar. Mais um casal io-io no sertanejo (para variar kkkk).

A cantora Maiara anunciou em outubro que rompeu com o cantor sertanejo Matheus Gabriel após quatro meses de namoro.

Já a irmã gêmea começou a namorar o empresário Fernando Mocó em junho, depois anunciou o noivado, porém no final de novembro chegou a revelar que estava solteira, mas como é um casal io-iô reataram o noivado antes do natal.

A cantora Paula Fernandes revelou em setembro que seu namoro com o empresário gaúcho Rony Cecconello havia acabado. Eles estavam juntos desde 2019.

A sertaneja Lauana Prado comunicou que o seu relacionamento com a influenciadora digital Verônica Schulz chegou ao fim no dia 11 de dezembro após quatro anos de namoro.

10-Tendências

A última colocação da retrospectiva foi sobre as tendências. Decidi colocar esse tema aqui porque alguns artistas de novas vertentes do gênero tocaram bastante em 2023.

No Agronejo destaco o cantor Luan Pereira que fez várias parcerias musicais que viralizaram nas plataformas digitais, como Dentro da Hilux com o Mc Ryan e Mc Daniel, Moletom com o cantor Gustavo Mioto, A Galera do Chapéu, regravação de Fernando & Sorocaba, Ela Piorou na Dodge Ram com o MC Ryan, Pirulito Vermelho com a dupla Diego & Victor Hugo, etc.

Ressalto a presença dos influencers do Agronejo em vários eventos, principalmente, nos rodeios de pequenas até grandes cidades. Exemplos deles tem a apresentadora Marina Fabri, humorista Jacques Vanier, Everton Neguinho, Renato Sertanejeiro, Barbará Birita, entre outros.

Destaco também a tendência Sertanejo POP que conquistou o Luan Santana, que a colocou nos sucessos Meio Termo, E aí?, Solteirou, Tímida e Deus é muito Bom.

Além disso, o cantor Zé Felipe utilizou essa nova vertente nas canções 50 Cópias, Marrento, Vacilão, que tem as participações de Igow e Wesley Safadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário