segunda-feira, 8 de março de 2021

Retrospectiva 2020 - Parte 2

 Retrospectiva 2020 - Parte 2

4º - Partidas (Mortes)

Legenda: Foto do sertanejo publicada no site Universo Sertanejo.

Já a nossa terceira posição da Retrospectiva 2020 foi as mortes de pessoas queridas que influenciaram a nossa música sertaneja e deixaram saudades aqui na Terra. Destaquei abaixo três partidas que abalaram o país.

O primeiro "Adeus" que o Brasil deu foi para o cantor Parrerito, do Trio Parada Dura, que faleceu aos 67 anos no dia 13 de setembro em Belo Horizonte (MG), vítima da Covid-19. Ele era diabético, idoso, sendo assim, fazia parte do grupo de risco. A lenda fez parte do trio sertanejo que é conhecido pelos sucessos “Telefone Mudo”, “Fuscão Preto” etc.

Legenda: O seu Francisco era muito querido por todos. Foto: site Quem.

A segunda partida que deixou todos tristes foi do Seu Francisco Camargo, pai dos cantores Zezé Di Camargo & Luciano no dia 24 de novembro em Goiânia (GO). A morte foi por causa de uma instabilidade hemodinâmica e infarto. O pai ficou ainda mais conhecido pelo filme da dupla “Dois Filhos de Francisco” lançado em 2005.

Legenda: O cantor Paulinho foi uma das vítimas do novo coronavírus. Foto: Yahoo Notícias.

A terceira morte foi do cantor Paulinho, vocalista do grupo Roupa Nova. Ele faleceu aos 68 anos no dia 14 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. Também o mito foi vítima da Covid-19 e fazia parte do grupo de risco. Deixo esse registro sobre ele por causa da influência musical no sertanejo, pois vários artistas regravaram sucessos da banda.

5º– Destaques (Músicas)

Durante o ano inteiro, as sofrencias traduziram o sentimento das pessoas estavam sentindo na quarentena, porém no segundo semestre em 2020 estourou uma nova vertente do forró, que é a “Pisadinha”.

Com a novidade, vários sertanejos estão fazendo parcerias utilizando este estilo. Algumas dessas misturas fizeram sucesso são: Alo Ex-Amor (João Bosco & Gabriel e Humberto & Ronaldo), Pisadinha (Diego & Victor Hugo com o Raí Saia Rodada), Amor da Despedida (Os Barões da Pisadinha e Fernando & Sorocaba) e Investe em Mim (canção do cantor Jonas Esticado, mas que na internet também estourou com o Gusttavo Lima).

Ainda nessa posição da Retro 2020, destaco as músicas Ranking e Cheirosa de Jorge & Mateus, que detonou positivamente na internet, rádios e lives da dupla.

6º – Projetos

Legenda: Uma das capas do EPs Patroas. Foto: Blog Sertanejo Total.

Coloquei essa categoria na Retro porque devido a pandemia todos os cantores se reinventaram nas gravações e lançamentos de novos trabalhos. Então, escolhi destaca dois projetos.

O primeiro é os EPs “Patroas” das divas Marilia Mendonça e Maiara & Maraísa, que foram gravados na live que levou o mesmo nome do álbum. Elas gravaram canções inéditas, entre a que estourou foi “Quero Você do Jeito Que Quiser”, modões sertanejos, como “A Solidão É Uma Ressaca” do Bruno & Marrone, “Cheiro de Shampoo” de Chrystian & Ralf etc.

Na época, as cantoras falaram que queriam muito gravar um álbum juntas, pois elas faziam uma turnê paralela das “Patroas”, porém com as agendas lotadas de apresentações nunca dava certo. Até que com a pandemia, que todos os shows foram cancelados ou adiados, elas foram beneficiadas com o tempo livre para registrar esse projeto.

E o segundo trabalho destaco a dupla Fernando & Sorocaba que soube aproveitar bem os cenários das lives, que fizeram um show pela internet por mês em 2020. Com esses locais todos temáticos, a dupla gravou músicas inéditas, como “Preces de um Fazendeiro” na live “Sou do Interior” e “Você Não é de Bar” no show “Rancho” que teve a participação da dupla Guilherme & Benuto, também os Fernandos lançaram um disco com músicas antigas da carreira etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário