segunda-feira, 8 de março de 2021

Retrospectiva 2020 – Primeira Colocada

 Retrospectiva 2020 – Primeira Colocada

Legenda: a primeira live da rainha da sofrencia viralizou na internet. Foto: Veja São Paulo.

A nossa primeira colocada na Retrospectiva 2020 foi a pandemia do novo coronavírus, claro que ela e seus desdobramentos foi o assunto mais comentado no ano passado.

1º - Pandemia da Covid-19

·         Sertanejos com a Covid-19

Infelizmente, muitos sertanejos pegaram o novo coronavírus. Alguns sem sintomas, outros com sintomas leves, moderados, graves e perdemos uma lenda da nossa música sertaneja.

A lista dos sertanejos que venceram ou estão com a Covid-19 tem o Mariano (da dupla com Munhoz), Breno Caio & Cesar, Bruno & Marrone, Simone & Simaria, Caun (da dupla com o Cleber), João Bosco & Vinicius, Zé Neto (de Zé Neto & Cristiano), Zé Felipe, Leonardo, Edson, da dupla com o Hudson etc.

  •         Shows adiados para 2021

Seja rodeio em cidade pequena até a maior festa de peão da América Latina, muitos rodeios foram adiados para 2021, pois a maioria do público só irá sentir segura para ir num evento de grande porte quando terá uma vacinação em massa.

Mas agora com a flexibilização, alguns organizadores de eventos estão produzindo o rodeio em drive-in, ou seja, as pessoas assistem as atrações da festa no carro, também tem o show com público separado, usando linhas, bolhas, logo respeitando a medida do distanciamento social etc. Essas iniciativas são muito boas, mas tem que respeitar todas as normas sanitárias para dá certo e não ocorrer nenhum problema.

·         Lives

Com os shows cancelados, durante o começo da pandemia até hoje, os artistas decidiram fazer apresentações ao vivo pelas redes sociais com o objetivo de cantar ao vivo para o público que está em casa e arrecadar dinheiro ou produtos para entidades e pessoas carentes que precisam de ajuda.

Durante o isolamento social, as lives foram inovando para a galera não enjoar, desde cenário simples até super produção, gratuita ou paga, pela internet e drive-in, com vários patrocinadores, sorteios, apresentadores famosos, participações de parceiros de profissão pessoalmente ou virtualmente, lives patrocinadas pelas empresas para fazer lançamentos de produtos ou divulgação, aplicativos de lives foram criados etc.

Muitos dessas lives aconteceram pelo Youtube. A plataforma liberou a lista das lives mais assistidas em 2020 no Mundo e o show mais assistido foi a da rainha Marilia Mendonça. Abaixo o ranking completo.

1 – Marilia Mendonça (Brasil) – #LiveLocalMariliaMendonca - dia 8 de abril – 3,31 milhões de visualizações

2 – Jorge & Mateus (Brasil) – #LivenaGaragem - 4 de abril – 3,24 milhões

3 – Andrea Bocelli (Itália) – #MusicforHope ("Música pela esperança") - 12 de abril (domingo de Páscoa) – 2,86 milhões

4 – Gusttavo Lima (Brasil) – #BotecoemCasa2 - 11 de abril – 2,77 milhões

5 – Sandy & Junior (Brasil) – #SandyeJuniorEmCasa - 21 de abril – 2,55 milhões

6 - Leonardo (Brasil) – #CabareEmCasa (show Cabaré com o Eduardo Costa) – 1 de maio - 2,52 milhões

7 - BTS (Coreia do Sul) - #BTSLive - 18 de abril - 2,31 milhões

8 - Marília Mendonça (Brasil) - #TodosOsCantosDeCasa – 9 de maio - 2,21 milhões

9 - Henrique & Juliano (Brasil) - #LiberdadeProvisória - 19 de abril - 2,06 milhões

10 - Bruno & Marrone (Brasil) - #BeMBrahmaLive - 16 de maio - 2,05 milhões

Mas o provável ocorreu, as pessoas enjoaram de assistir as lives. Sinceramente espero que esses shows ao vivo pela internet de forma gratuitos façam parte da rotina pós pandemia, pois eles foram muitos bons e importantes em 2020. Logo, acredito que as empresas e os próprios artistas podem produzir lançamentos de músicas, projetos, parcerias nas lives, assim fazendo muito sucesso.

·         Cuidados com a Covid-19 e Homenagem

Encerro esse post com aquelas recomendações para você se proteger contra a Covid-19, ou seja, lave bem as mãos, use máscara, passe álcool em gel, evite aglomeração, se possível fique em casa, obedece ao distanciamento e isolamento social, respeite os profissionais que estão na linha de frente contra a doença, informe direito porque infelizmente tem muita Fake News e ela mata assim como o vírus. Também seja responsável, até porque nós vivemos numa sociedade globalizada, ninguém está sozinho.

Ainda deixo a minha homenagem para os profissionais que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, desde médicos, enfermeiros, cientistas, pesquisadores, técnicos, pessoal da limpeza, cozinha, segurança, administração de hospitais e unidades de saúde. Além dos trabalhadores dos serviços essenciais, como supermercados, farmácias, coletores de lixo, entregadores, militares, bombeiros, frentistas, professores, todos os profissionais da comunicação que não param nenhum minuto nessa pandemia. Também quero deixar o meu carinho para as pessoas que tiveram a doença, seja qual grau foi, especialmente, um abraço virtual para os familiares e amigos que perderam alguém para a Covid-19.

Galera, a pandemia não terminou. Estamos animados, esperançosos com a vacinas contra a doença, mas a pandemia só vai acabar quando controlar a taxa contaminação e mortes. Então muito cuidado sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário